Dúvidas Frequentes

Entre em contato pelo formulário da Home Page. Teremos o maior prazer em ouví-lo.


P: O que é o FocoAmerica?

R: O FocoAmerica é uma plataforma em língua portuguesa que reúne um grupo de profissionais com o objetivo de informar, dar apoio, prestar serviços e, quando viável, conseguir parcerias para aqueles que pretendam morar ou empreender nos Estados Unidos. Em qualquer estágio, desde uma simples informação de caráter pessoal ou comercial, residência com a família, até projetos complexos de implantação de empresas e vistos para investidores, os consultores que compõem o grupo de apoio do FocoAmerica podem ajudar para um caminho seguro.

P: Como o FocoAmerica funciona?

R: O FocoAmerica é mantido por assinaturas anuais e doações voluntárias de seus membros. Muitos brasileiros têm sido vítimas de profissionais inescrupulosos nos Estados Unidos. Com nossa experiência de mais de 30 anos no mercado americano, atendendo desde pequenas e médias empresas, até as maiores multinacionais do Brasil, criamos este centro de network, apoio e serviços que dêem segurança para quem busca um atendimento seguro e confiável. Indicamos aos nossos membros somente aqueles profissionais competentes e seguros. Daí em diante, o relacionamento passa a ser direto entre as partes.

P. O que é e quem são “insiders” do FocoAmerica.

R. Insider é o nome que damos aos nossos consultores associados. São empresários, empreendedores, executivos e profissionais de altíssimo nível, autoridades em suas áreas, conhecedores profundos do mercado e de suas indústrias que contribuem com matérias, entrevistas com orientações valiosas e tiram dúvidas de nossos membros.  

P. Por que devo confiar na seriedade dos diretores e dos consultores do FocoAmerica?

Temos uma longa história de negócios bem-sucedidos nos Estados Unidos. Lineu Vitale, fundador presidente do FocoAmerica, é administrador de empresas e publicitário premiado. Mudou-se para Miami com a família em 1992 e desde então tem atendido dezenas de empresas brasileiras e americanas tais como TAM, Varig, Brazilian-American Chamber of Commerce, Consulado Geral do Brasil em Miami, Banco Sofisa, Transbrasil, trabalhos para Universal Studios of Florida, Dish Network, Aeroporto Internacional de Miami, entre muitas outras empresas. Vitale está entre os profissionais que mais conhecem o mercado.         

P: Em que áreas os membros do FocoAmerica podem receber ajuda?

R: Literalmente em todas as áreas. Além daquelas áreas listadas em nosso site, caso um assinante do FocoAmerica precise de algum outro profissional especializado, que não faça parte do nosso grupo de consultores, poderemos procurar aquele mais adequado para cada caso. As áreas mais comuns procuradas por nossos assinantes são: imigração, residência, oportunidades de negócios, contato com empresários em áreas especiais, sociedades, abertura de empresa, colocação de produtos brasileiros no mercado americano, propaganda e marketing, direito tributário, compra e locação de imóveis, entre outros.  

P. Como faço para entrar em contato com um insider?

R: Na Área de Membros, procure pelo botão “Entrar em Contato”. Por questões de segurança, privacidade e economia de tempo, os primeiros contatos são feitos por nosso intermédio, via formulário do site ou agendando-se uma conferência online. Após esse primeiro contato, a questão é dirigida ao Insider mais adequado e nosso assinante segue diretamente daí, sem nossa intermediação.

P. Esses insiders atendem também pessoalmente aí nos Estados Unidos?

R. Quase todos os Insiders da nossa equipe têm seus próprios escritórios e podem atender pessoalmente. Deve-se agendar esse atendimento com antecedência de acordo com a disponibilidade de ambas as partes. Como todo profissional, cada consultor tem sua tabela de honorários para atendimento profissional.

P. Tenho um produto fabricado no Brasil e gostaria de colocá-lo no mercado americano. Como devo fazer?

R. O mercado americano é um mercado maduro, muito competitivo, com produtos do mundo todo. Entretanto, há espaço para novos produtos. Nós analisamos a possibilidade, estudamos as chances de sucesso e encontramos importadores ou distribuidores. O fabricante brasileiro não precisa abrir escritórios nos Estados Unidos ou contratar funcionários. Em alguns casos, um investimento inicial é necessário para adaptação de embalagens, amostras, estocagem e outras ações iniciais.

P. O FocoAmerica pode ajudar a encontrar uma oportunidade de negócio nos Estados Unidos?

R. Há muitas oportunidades de negócios e empresários a procura de sócios. Essa é uma das melhores formas de se entrar no país. Um dos objetivos do FocoAmerica é exatamente fazer a conexão de nossos membros com negócios sólidos e sócios confiáveis. Mesmo assim, é necessária a intervenção de um advogado especializado. 

P. O FocoAmerica consegue investimento americano para se iniciar um negócio nos Estados Unidos?

R. Muitas entidades públicas e privadas oferecem financiamento para startups. Não é simples, não é rápido, não é fácil, mas o FocoAmerica levanta essas oportunidades e comunica aos seus membros.    

P. Posso cancelar minha assinatura quando quiser?

R. Sim, em qualquer momento, por qualquer circunstância, sem perguntas. Entretanto, a devolução da anuidade é feita somente dentro do prazo de 30 dias.  

P. O FocoAmerica ajuda montar planos para novos negócios?

R. O FocoAmerica é uma plataforma de networking, não tem profissionais ligados, o que fazemos é indicar profissionais especializados nas diversas áreas.  

P. A franquia é um bom negócio e dá direito ao Green Card?

R. O FocoAmerica já publicou vários artigos sobre franquia. O assunto é bastante complexo. Há bons franqueadores, há péssimos franqueadores. Dependendo do perfil do interessado, franquia pode ser a melhor opção, mas é fundamental ser acompanhado por um advogado especializado nessa área.  

P. Fazer negócio nos Estados Unidos é seguro?

R. Há uma quantidade enorme de armadilhas possíveis nos negócios. As leis são, por vezes, muito confusas para o recém-chegado. Há golpes muito sofisticados que somente bons advogado e contadores competentes podem detectar. Uma das principais causas de fracassos de novos negócios no país é a super-confiança. Desconhecer o sistema pode sair caro e inviabilizar o seu projeto.