ARTE É UM GRANDE NEGÓCIO.
ONDE ESTÃO OS ARTISTAS BRASILEIROS?
Durante vários anos tive o prazer de trazer aos Estados Unidos dezenas de artistas plásticos brasileiros para expor seus trabalhos aqui em Miami. Na época, foi uma inciativa patrocinada pela Churrascaria Porcão, juntamente com a TAM Airlines. E eu, como publicitário das duas empresas, me tornei o curador da galeria. Trouxemos muitos artistas plásticos sem nenhum custo para os participantes. E o resultado foi inacreditável!
A maior parte das obras foi totalmente vendida. Uma das mostras em particular foi totalmente vendida a um único comprador, já primeiro dia, em sua vernissage.
O que nos traz ao assunto de hoje: por que essa ausência das nossas galerias neste importante evento? Falta de interesse? Falta de apoio do lado de cá? Custo? Falta de incentivo governamental? Ou todas as anteriores? Mais abaixo, ofereço uma alternativa.
Arte na Política: Donald ao centro. Obra de Marthaler, Zurich.
Incrível efeito tridimensional. Obra de Peter Demetz.
O Art Wynwood é uma oportunidade incomparável para colecionadores e amantes da arte adquirirem algumas das obras mais significativas. Com mais de 50 galerias de todo o mundo, representando países como Inglaterra, Itália, República Dominicana, Canadá, Suíça, França, Bélgica, Alemanha, Espanha, Reino Unido, Venezuela, Áustria e Estados Unidos, a feira exibe uma variedade de murais, surrealismo pop, arte de rua e outras obras contemporâneas.
O Art Wynwood manteve sua tradição de ser uma feira de arte lucrativa, com resultados financeiros expressivos, refletindo o mercado robusto da arte contemporânea. Esse crescimento pode ser atribuído a um aumento na participação, volumes de vendas mais altos e parcerias estratégicas com galerias e patrocinadores líderes. Outro fator foi realiza-la simultaneamente e logo ao lado do Miami International Boat Show, aproveitando seu público selecionado de alto poder de compra.
Esse aumento na participação pode ser atribuído à crescente reputação do evento como uma feira de arte imperdível, atraindo tanto colecionadores experientes quanto entusiastas de arte ansiosos para explorar as últimas tendências e descobrir talentos emergentes, com trabalhos em diversos meios, incluindo pintura, colagem, madeira, fotografia, objetos e materiais descartados.
A cada ano, o Art Wynwood atrai colecionadores influentes, curadores, consultores de arte, designers e entusiastas da arte de todo o mundo.
Fica aqui uma sugestão. Se você é um amante das artes, tem contato com galerias de arte ou conhece artistas plásticos, por que não participar de uma iniciativa para trazermos a arte brasileira ao Wynwood em 2025? O Art Wynwood ajuda a desenvolver pacotes que atendam às necessidades e aos objetivos dos interessados.
Tem alguma ideia? Fale comigo ou mande um e-mail. Pode estar aí uma grande oportunidade. Até mais. Forte abraço.
Lineu Vitale - vitale@focoamerica.com