LIneu Vitale é natural de São Paulo. Lineu dá início em 1992 em Miami a Vitale Advertising, agência de propaganda focada em empresas, produtos e serviços brasileiros no exterior, vindo a ser a maior e mais conceituada agência de língua portuguesa nos Estados Unidos.
Vitale Advertising passa a atender importantes clientes como Varig, TAM Airlines, Consulado Geral do Brasil, Banco Sofisa, Churrascaria Porcão, InterTransfers (em Miami, Lisboa, Londres e Genebra), Câmara do Comércio Brasil-Estados Unidos, CVC Turismo, Confiança Mooving, entre outros oitenta clientes, incluindo empresas americanas como Universal Studios em Orlando, Miami International Airport, Dish Network, entre outras.
Lineu criou e dirigiu mais de 100 comerciais com importantes celebridades brasileiras como Hebe Camargo, Arthur Moreira Lima, Christian Fittipaldi, Hélio Castroneves e Tony Canaan para Rede Globo e Record International. Foi eleito “Publicitário do Ano” pelo Press Awards, recebendo mais de trinta nomeações, entre elas “Melhor Comercial do Ano”, “Melhor Trabalho de Propaganda do Ano”, “Melhor Outdoor do Ano” e “Agência do Ano”.
Em 2005 Lineu assume a presidência da Brazilian-American Advertising Association, BAAA, uma associação de publicitários brasileiros nos Estados Unidos focada no aprimoramento desse segmento no país. Lineu traz à Miami como convidados a elite da propaganda brasileira para palestras e troca de experiências: Washington Olivetto (WBrasil), Marcello Serpa (Sales/BBDO), Sales Netto (Meio e Mensagem) e outros palestrantes.
Pela primeira vez na história do jornalismo norte-americano, um jornal de grande circulação passa a distribuir o Brazil Preview, um suplemento em inglês com conteúdo 100% positivo sobre negócios e turismo no Brasil produzido em parceria com Eduardo Schneider, diretor de criação.
Atualmente Lineu Vitale presta consultoria a brasileiros que pretendam empreender ou residir nos Estados Unidos. É fundador e editor do FocoAmerica, uma associação de autoridades brasileiras focadas em orientar novos empreendedores nos Estados Unidos. Frequentemente recebe convites para produzir peças publicitárias em português para agências norte-americanas com foco no público brasileiro.