GBG-FocoAmerica. Uma Parceria Promissora.
Por Lineu Vitale
Nas várias entrevistas online que tivemos entre Foco e GBG, notamos que ambos têm perfis que se completam, ou seja, networking e oportunidades de negócios. Foi essa afinidade que nos fez unir esforços para ampliar internacionalmente essa parceria, com uma relação de mão dupla entre Brasil e Estados Unidos. No encontro de São Paulo, essa parceria tornou-se realidade. Leia Mais.
O que faz um líder de sucesso? Bem, não só, mas é a aplicação do conhecimento adquirido com a experiência acumulada ao longo dos anos. O FocoAmerica surgiu da necessidade de contar essas histórias e registrar a jornada de empresários de sucesso, para quem quiser seguir esse caminho.
Ao longo desses meus anos atendendo empresas de vários portes, vi muitos empreendimentos de brasileiros darem errado por razões das mais simples, tivessem se preparado com antecedência. Às vezes, uma pequena mudança no projeto, no produto, ou até mesmo na embalagem, pode fazer toda a diferença no resultado final.
Certo dia, Mauro Freitas, idealizador do GBG, compartilhou no grupo seu interesse em expandir seu conteúdo, agregando vídeos sobre negócios, experiências e perfis de executivos participantes do GBG, além de internacionalizar o grupo. É exatamente o que faço há anos, disse a ele. Minha agência de propaganda, a PMG, já atendeu a mais de 100 clientes de todos os portes, e produzimos mais de uma centena de comerciais para a TV Globo e a TV Record Internacional.
No projeto FocoAmerica, a ideia foi agir como o prático, aquele elemento que orienta comandantes quando um navio chega a um porto desconhecido. Ele não comanda o navio, mas conhece as pedras, os perigos, as melhores alternativas. Ele não está no comando, mas pode salvar o navio. Essa era nossa missão.
Para o pequeno empresário, as grandes agências não funcionam. Elas não têm condições de atender a pequenas verbas. O mesmo acontece com câmaras de comércio e grandes escritórios de advocacia. São bons, mas não indicados para que inicia.
O FocoAmerica oferece essa inteligência aos seus assinantes, algo que não está disponível na internet. Começamos por documentar essas experiências riquíssimas como um registro histórico mas, com o tempo, o projeto evoluiu. Com as valiosas sugestões de Mauro, Cris Forttes e Cleber, estamos transformando o FocoAmerica em uma valiosa plataforma de troca de informações e atração de negócios, sem fins lucrativos.
A ideia é não incluir conteúdo pago para não comprometer sua credibilidade. Como solução, os membros pagam uma pequena mensalidade para manter a plataforma funcionando. No entanto, para os membros do GBG, concordamos que não haveria essa cobrança.
Estamos no início da nossa missão, esperamos que, com ajuda de nossos membros, consigamos divulgar não apenas àqueles que planejem investir, abrir empresas ou viver nos Estados Unidos, mas também como fonte de informações sobre negócios americanos que possam ser implantados no Brasil.
Fique à vontade para sugerir conteúdos, pois estaremos sempre buscando aperfeiçoar nossa plataforma para membros que partilhem dos mesmos interesses.
Agradeço a atenção de todos, agradeço ao Mauro, Cris e Cleber por essa parceria emocionante. Vamos em frente.