Dicas para o Sucesso de Restaurantes.
De acordo com dados da National Restaurant Association, setenta por cento dos restaurantes independentes nos Estados Unidos fecham em até um ano. Os que sobrevivem mais de um ano, fecharão suas portas entre três e cinco anos. Somente aqueles 10% que conseguem passar dessa marca, terão vida longa. Os bancos se recusam a financiar novos restaurantes.
Os motivos do fracasso podem ser muitos, mas o motivo principal é falta de previsão orçamentária. O restaurante tem que ter fundos suficientes para sua instalação, operação deficitária por quase um ano e capital de giro para novas compras. Mas esse não é o único motivo. Localização inadequada, serviço deficiente, inadequação do menu e dos preços, são as causas mais evidentes de fracassos.
Somente aqueles restaurantes que têm clientes assíduos conseguem prosperar. Caso dependa constantemente de novos clientes para sobreviver, estará com seus dias contatos. O retorno de clientes assíduos é o melhor sinal de sucesso. Fazer uma pesquisa sobre satisfação e qualidade dos pratos servidos no momento do atendimento não funciona, clientes insatisfeitos raramente revelam o que pensam, simplesmente não voltam. Uma forma mais eficiente de acompanhar a qualidade dos serviços é acompanhar o retorno dos clientes.
Em minha experiência de 15 anos divulgando uma das mais bem sucedidas churrascarias brasileiras nos Estados Unidos, testei algumas técnicas de promoção de baixo custo, que funcionam.
Diferencie
Faça algo diferente: tanto na cozinha, quanto nas instalações, no atendimento, no menu e em tudo o que puder.
Promova seu restaurante no bairro
Somente restaurantes com cozinha extraordinária e fama conseguem atrair clientes num raio superior a seis quilômetros. Os donos se esquecem de que seus clientes são seus vizinhos. Esses, se gostarem, virão também em outros horários com a família e trarão amigos. Essa regra não se aplica a restaurantes em locais turísticos, onde seus clientes estão de passagem e não estarão lá amanhã.
Faça promoções e eventos em datas específicas
Atraia seus clientes em jogos esportivos, datas especiais como Dia das Mães, Dia dos Namorados etc., concedendo descontos e oferecendo algo especial para a comemoração.
Valorize seus clientes VIPs
Para os clientes mais assíduos, dê preferência na reserva e dê a eles as melhores mesas da casa, mas faça-os perceber isso. Faça questão de tratá-los pelo nome.
Faça parcerias com seus fornecedores
Degustações de vinhos, novas sobremesas, sucos, bebidas em geral, podem ser oferecidos aos clientes em parceria com seus fornecedores, sem se gastar um centavo. Em contrapartida, faça a divulgação desses produtos e seus fornecedores se tornarão parceiros permanentes.
Controle aqueles serviços terceirizados
De nada adianta dar o melhor de si dentro da casa, se o cliente for mal atendido no estacionamento, por exemplo.
Promova mais em menos tempo
Use de forma inteligente as muitas ferramentas disponíveis online, principalmente as mídias sociais. Recebendo uma celebridade na casa, faça o possível para que o público saiba. Há muitos apps no mercado para se gastar menos tempo administrando e mais tempo promovendo.
Veja as 10 principais razões que levam uma pessoa a se tornar cliente regular de um restaurante.
Lembre-se de que preferências e prioridades são atributos pessoais e podem diferir. Assim, essa classificação pode variar para diferentes indivíduos em diferentes classes sociais, em diferentes cidades.
1. Pratos de qualidade com consistência: A qualidade e o sabor da comida são primordiais. Sabores excepcionais, pratos consistentemente preparados e excelência culinária desempenham um papel crucial na construção de uma base de clientes fiéis. A consistência exerce papel fundamental, pois basta falhar uma única vez para perder seu cliente.
2. Excelência no atendimento: Um atendimento amigável, atencioso e eficiente pode deixar uma impressão duradoura e impactar significativamente a decisão de uma pessoa se tornar um cliente regular.
3. Valor: Oferecer um bom custo-benefício é vital. Os clientes apreciam restaurantes que oferecem preços razoáveis para a qualidade e tamanho das porções, juntamente com quaisquer benefícios ou descontos adicionais.
4. Ambiente e atmosfera: O ambiente geral e a atmosfera de um restaurante contribuem para uma experiência gastronômica memorável. Assentos confortáveis, decoração atraente, iluminação adequada e um ambiente acolhedor podem aprimorar a satisfação do cliente.
5. Consistência ao longo do tempo: Manter consistência em termos de qualidade dos pratos, serviço e experiência geral inspira confiança nos clientes e os incentiva a retornar.
6. Experiências personalizadas: Ir além para fornecer experiências personalizadas, como lembrar preferências ou oferecer recomendações personalizadas, pode fazer com que os clientes se sintam valorizados e fortalecem um vínculo sólido com o restaurante.
7. Localização: Restaurantes que estão convenientemente localizados, com estacionamento ou que ofereçam serviços de entrega são considerados mais convenientes, fazendo com que o cliente escolha esse estabelecimento repetidamente.
8. Boca a boca positiva e avaliações: Recomendações de amigos, familiares ou avaliações online positivas podem influenciar significativamente a decisão de uma pessoa se tornar um cliente regular de um restaurante.
9. Considerações especiais de dieta: Atender a preferências e restrições dietéticas específicas, como opções vegetarianas, veganas, sem glúten e outros, demonstra inclusividade e pode atrair uma base de clientes fiéis.
10. Promoções envolventes e programas de fidelidade: Oferecer promoções atraentes, programas de fidelidade ou incentivos para visitas repetidas, como descontos, pontos de recompensa ou eventos exclusivos, pode contribuir para a fidelidade do cliente e incentivar a frequência regular.
Lineu Vitale, publicitário e responsável pelo sucesso de vários restaurantes em Miami e Nova York.