Lineu Vitale
Posted on agosto 04, 2017, 11:07 pm
8 mins

Tempo é um elemento valioso. Sempre nos falta tempo para realizar tudo o que queremos. Tempo é uma moeda, que também acaba se gastarmos mais do que recebemos. E por mais sucesso que você tenha, todos recebem as mesmas 24 horas por dia. Portanto, fazê-las render ao máximo é fundamental para os negócios.

Quais os principais desperdiçadores de tempo do empreendedor?

 

Vendedores

É inevitável. Recebemos diariamente telefonemas, emails, visitas, pedidos de ajuda, mensagens na mídia social, todo tipo de contato tentando vender alguma coisa. Embora atualmente as compras online nos economizem tempo, será sempre necessário atender um ou outro vendedor, porque nossas empresas são consumidoras de matéria prima e mão de obra, eventualmente ajudam entidades filantrópicas ou até mesmo a necessidade de negociar com seu fornecedor regular.

Reserve algum tempo por dia para receber o que for indispensável, esteja preparado de antemão sobre o assunto e não atenda o que não for necessário. As exceções e improvisos sabotam o seu tempo.

 

Dinheiro

Para fazer depósitos e saques, bancos não são mais desperdiçadores de tempo. Podemos fazer quase todas as operações online. Entretanto, caso você precise de algum pequeno empréstimo ou uma linha de crédito para sua empresa, esteja preparado para gastar muito tempo com o gerente do banco.

E vá para a reunião preparado com os papéis e comprovantes que você de antemão sabe que irão pedir. Uma pequena pesquisa antes, por telefone, pode economizar muito tempo da visita.

 

Caridade

Muito comum nos Estados Unidos, igualmente importante e reconhecido, é o trabalho voluntário para entidades beneficentes. Na verdade, o que você está doando? Seu tempo, além de qualquer outra contribuição financeira que queira fazer. Sempre que receber um pedido para trabalho voluntário ou filantrópico, tente agendar para fora do horário comercial ou até mesmo para os finais de semana, na medida do possível. Se você não racionalizar a doação do seu tempo, eventualmente estará doando valores muito acima do pretendido.

 

Clientes

É importante investir tempo nos seus clientes. Nem sempre passar mais tempo com seus clientes pode ser considerado desperdício. É irônico pensar que, quanto mais clientes você tenha, mais tempo terá que dedicar a eles e, portanto, menos tempo na condução da sua empresa. É também agradável entender melhor a visão que seu cliente tem a respeito dos seus produtos ou serviços. Entretanto, no meu ramo de atividade, propaganda e marketing, alguns clientes tendem a trata-lo mais como seus funcionários do que como fornecedor, ou até mesmo um parceiro comercial. Não são raros os telefonemas às 10 da noite para tratar de algo que poderia esperar até a manhã seguinte. O que vários profissionais fazem quando isso acontece, principalmente consultores e advogados, é considerar esse tempo como receita, incluindo o valor desse atendimento na fatura. Alguns empresários simplesmente não atendem o telefone fora do horário de trabalho.

 

Funcionários

Não há nenhuma dúvida que temos que dedicar aos nossos funcionários o tempo que for necessário para treiná-los, tirar dúvidas ou qualquer outra razão. Afinal, eles são indispensáveis aos nossos negócios. Nós precisamos de funcionários bem treinados e com boa vontade. Conservá-los na empresa é um economizador de tempo. Faça as contas de quantas horas são necessárias para recrutar, entrevistar e treinar um novo funcionário. Fora a quantidade enorme de horas que são necessárias para manter sua equipe eficiente e unida. Mesmo novos funcionários com conhecimento do mercado, precisam de um certo período de adaptação. Eu encaro esse tempo gasto com funcionários como investimento, não custo. Entretanto, investimentos também devem ter seus limites.

 

Família

Esta é a parte que mais causa discordância entre os empreendedores. O peso que cada um dá ao tempo com a família (veja que não usei o termo “gasto com a família”) é uma decisão pessoal. Eu sei que é duro, que é mais fácil falar do que fazer, mas é fundamental o trabalho intenso e dedicação num novo negócio. É importante entender que as horas dedicadas aos negócios e à família dependem de um equilíbrio delicado. Sua família não poderá ser mantida sem os negócios. Sua dedicação aos negócios não pode destruir seu relacionamento familiar. Vão ter dias que você terá que ir ao evento de seu filho na escola, aniversários, consultas médicas dos pequenos, o cachorro que fugiu, o hamster que morreu, enfim, a dedicação natural à família. A vida não espera. O pequeno negócio é tão ligado à família que, em muitos casos, para aqueles que trabalham de casa, os dois se tornam um só. O sucesso do seu novo negócio depende do apoio da família, o sucesso da sua família depende do negócio.

 

Administração

Mesmo aqui nos Estados Unidos, onde a burocracia é infinitamente menor que nos países da América do Sul, de longe o maior consumidor de tempo está na administração da empresa. Para fazer seu negócio prosperar será preciso cuidar das contas a pagar e a receber, vendas, relacionamento trabalhista, impostos, compras, redes sociais, emails, telefonemas, treinamento de pessoal, enfim, a lista aumenta na relação direta da expansão da empresa. É importante que a empresa funcione bem desde o início, com um business plan bem feito e administração ágil. Uma administração falha emperra o andamento da empresa com advogados, consultores, perda de clientes, tudo resultando em falta de tempo, pois resolver problemas toma muito mais tempo e energia do que montar um sistema para evita-los. Em resumo, use o mesmo discernimento quanto você investe o seu dinheiro, ao investimento do seu tempo, com um agravante: o dinheiro perdido pode ser recuperado, o tempo não.

Leave a Reply

  • (not be published)