Lineu Vitale
Posted on agosto 07, 2017, 9:00 am
3 mins

A maneira como lidamos com papéis é um claro indicador do nosso poder de organização. A palavra Organização é originada do Grego “organon” que significa instrumento, utensílio, órgão ou aquilo com que se trabalha.

Há muitos livros, matérias e sites sobre organização. Um deles, em português, é o organizesuavida.com.br. Certa vez um repórter perguntou ao Einstein: “o senhor não acha que uma mesa bagunçada é sinal de mente desordenada?”. Ao que ele respondeu: “Se uma mesa bagunçada é sinal de mente desordenada, uma mesa vazia é sinal de que?” Gosto de citar essa passagem pra justificar a minha própria mesa.

Na verdade, pessoas organizadas tendem a jogar fora ou passar adiante mais papéis do que guardam.

É um indicador claro de organização e que são objetivas e enxergam claramente suas prioridades

.

Pessoas desorganizadas tendem a guardar tudo. Elas não sabem o que jogar e o que guardar. Para elas tudo é prioritário, o que significa nenhuma prioridade.

A primeira decisão importante a ser tomada em relação a qualquer documento é se vale ou não vale a pena guarda-lo. Para tomar essa decisão, você deve ter muito claro que tipo de documentos são vitais para o seu sucesso, e que tipo de informação você precisará, não somente nas próximas horas ou dias, mas na próxima semana, mês e ano. Noutras palavras, você deve estar mentalmente organizado.

Embora eu inveje aqueles executivos que levam uma existência sem papéis, infelizmente tenho que guardar uma boa quantidade deles por obrigatoriedade legal e fiscal, assim como qualquer outro que exija assinatura original. Meu contador afirma que, outrora importantes, papéis de bancos e cartões de crédito, tais como extratos e cópias de cheques, não precisam mais ser guardados, pois podem ser recuperados online a qualquer momento em caso de auditoria por órgãos do governo.

Um executivo amigo meu, quando encontra algum artigo interessante numa publicação, retira a página para escaneá-la mais tarde e joga o resto fora. É uma boa técnica e pretendo usá-la no futuro, assim que eu conseguir organizar esta pilha de papéis aqui na minha mesa.

Leave a Reply

  • (not be published)