Abel Fiorot
Posted on abril 30, 2018, 10:18 pm
6 mins

Um dos maiores desafios na avaliação de empresas é a correta identificação e avaliação dos ativos intangíveis. Na era da informação e do conhecimento, os ativos intangíveis estão sendo cada vez mais relevantes no processo de avaliação de uma empresa.

Conceitualmente, os ativos intangíveis são os ativos que não possuem existência física, mas identificáveis. Os principais exemplos de ativos intangíveis incluem marcas, patentes, carteira de clientes, fundo de comércio, direitos de exploração, concessões, propriedade intelectual e conhecimento de mercado. Apesar de não serem tangíveis, ou seja, algo que podemos tocar, existem métodos onde é possível estimar o valor dos intangíveis para a empresa. Vale ressaltar que os ativos intangíveis podem ser comprados e vendidos independente do próprio negócio.

Em muitos casos, os ativos intangíveis são os verdadeiros direcionadores de valor da empresa, responsáveis por definir o sucesso do negócio. Um grande percentual do valor de mercado das maiores empresas do mundo são derivados do valor dos intangíveis.

Ativos intangíveis representam uma vantagem intelectual e competitiva para o negócios, fazendo com que a empresa possa operar com maiores margens de lucro e também atuam como força propulsora para aumento das vendas.

Existe uma certa confusão nos conceitos de Ativos Intangíveis e Goodwill, fazendo com que muitas pessoas considerem ser a mesma coisa. É importante esclarecer e diferenciar os conceitos. Goodwill são ativos mais difíceis de mensurar o valor diretamente. Alguns exemplos de Goodwill são fidelidade dos clientes, valor da marca, reconhecimento e reputação do nome da empresa, além de todos os ativos que fazem uma empresa valer mais do que o seu valor histórico registrado nos livros contábeis. Aqui entram também os registros de inovação, pesquisa e desenvolvimento. Ao contrário dos ativos intangíveis, o Goodwill não pode existir independentemente do negócio, nem pode ser comprado ou ser transferido separadamente. Desta forma, o Goodwill tem uma vida útil que é indefinida (enquanto a empresa estiver operando), ao contrário da maioria dos outros ativos intangíveis. De fato, o Goodwill é apurado no momento da compra de uma empresa, sendo contabilizado como o valor do prêmio pago sobre o valor justo dos ativos durante a negociação de compra.

São três os principais métodos para avaliar os ativos intangíveis:

• Income Approach
• Market Approach
• Cost Approach

Income Approach leva em consideração os fluxos de caixa futuros gerados pelo ativo intangível a ser avaliado. Esta abordagem utiliza-se do método do fluxo de caixa descontado para se atribuir o valor do ativo. O valor do ativo intangível será o valor presente dos fluxos de caixa futuro descontados à uma taxa de juros que representa o risco específico do negócio. Trabalha-se sob a hipótese de perpetuidade das operações da empresa e dos benefícios dos ativos intangíveis.
Market Approach é baseado na comparação de transações idênticas ou semelhantes do ativo intangível a ser avaliado no mercado. Nem sempre os dados destas transações estão disponíveis, desta forma, é importante buscar dados de participantes de mercado, bem como a utilização de múltiplos para comparação, tais como o fator multiplicador sobre as vendas e/ou o fator multiplicador sobre o caixa gerado, entre outros.

Cost Approach é baseado no custo para criar ou recriar um ativo intangível similar. Os custos envolvidos são os de Desenvolvimento (criar) e os de Substituição (recriar). Este método é normalmente empregado para avaliar negócios que deixaram de gerar fluxo de caixa positivo, e que possivelmente serão extintos (liquidados) ou transferidos. Quando um investidor pretende adquirir um empreendimento nessa situação, o objetivo central é saber qual o valor a ser investido nos ativos produtivos para que o negócio, ou um de seus ativos (tangíveis ou intangíveis), volte a produzir riqueza satisfatoriamente.

Devido a relevância e peso no resultado final de uma avaliação de uma empresa, a avaliação de ativos intangíveis são muito complexas e devem ser realizadas por profissionais avaliadores com larga experiência de mercado e profundo conhecimento técnico.

Leave a Reply

  • (not be published)