Lineu Vitale
Posted on agosto 04, 2017, 11:48 pm
6 mins

Você entra com a ideia e com o trabalho. Outros sócios entram com o capital. Como calcular a participação de cada um? Ron Hume desenvolveu uma fórmula impulsiva de propriedade que recompensa os empresários com equidade por seus esforços únicos.

Ron Hume construiu a sua fortuna baseado num único princípio: nunca desmereça o “sangue, suor e lágrimas” que fazem parte do crescimento de um negócio. Quando o seu chefe, McGraw-Hill, rejeitou a sua ideia revolucionária para um curso por correspondência chamado “Investimento Bem-Sucedido e Administração do Dinheiro”, Hume partiu para a sua própria empresa. Esta chegou a 50 milhões de dólares em faturamento anual antes de ser vendida.

A fórmula explosiva que criou a “Hume Publishing Inc.” surgiu da associação de uma grande ideia com um plano empresarial ainda melhor, o aporte inicial de poucos investidores esperançosos, um talento fora-de-série e muito trabalho. Entretanto, nada disso teria dado certo sem os esforços empresariais do próprio Hume.

Muitos investidores acreditam que as ideias são “agulhas num palheiro”. Eles supervalorizam o valor dos seus investimentos quando comparado com a contribuição do empresário. Ao negociar com investidores, Hume tenta avaliar racionalmente todo e qualquer passo dado no processo, sem envolver emoção ou ego. Ele desenvolveu a seguinte fórmula para determinar a importância de cada componente de um todo empresarial:

Valor da ideia: de 1 a 5 por cento

Desenvolvimento do plano empresarial: de 5 a 10 por cento

Capital inicial: de 15 a 25 por cento

Exigências únicas: 10 a 15 por cento

Capital de trabalho: de 30 a 60 por cento

Atividade empresarial: de 15 a 30 por cento

Você pode conseguir equidade formando sociedades baseadas nesses valores.

A Ideia

Considere o valor da ideia. Há milhares de grandes ideias, porém somente uma pequena fração consegue formar as bases para um negócio sólido. Se uma ideia de produção é única, ela poderia valer cinco por cento de todos os rendimentos futuros no negócio.

 

O Plano Empresarial

O plano empresarial é semelhante. “Eu invisto centenas de horas em cada plano empresarial,” diz Hume. “Eu consegui atrair capital graças às respostas a todas as questões concebíveis que podem ser levantadas por um investidor ou banqueiro”.

 

O Capital Inicial

Reconheça que o capital inicial traz mais equidade do que o capital de trabalho investido mais tarde, pois os riscos são muito maiores quando se precisa do capital inicial.

 

As Exigências Únicas

As exigências únicas incluem a personalidade do administrador, a necessidade de um talento especial ou bons relacionamentos e credibilidade no lançamento do negócio. Porém este talento pode ser avaliado de acordo com os direitos autorais, mais do que a equidade.

 

O Capital de Trabalho

O dinheiro dos banqueiros é geralmente segurado pelos ativos ou baseado nas projeções de fluxo-de-caixa. O papel do empresário é crítico. Nenhum retorno será obtido sem a sua paixão e direção.

 

FAÇAM AS SUAS APOSTAS

 

Quanto mais ingredientes o empresário puder fornecer ao negócio, maior será o seu sucesso e impulso empresarial. Se você tiver a ideia, desenvolver o plano empresarial e fornecer o talento único e direção empresarial, você poderá negociar 55% ou mais, estabelecendo um valor de 45% para o capital inicial e de trabalho.

O valor futuro pode ser o componente mais poderoso para a promoção do empresário. Muitos jovens empresários desmerecem as suas ideias ou o custo da pesquisa de mercado ou desenvolvimento do projeto inicial. Certamente, o dinheiro é a chave dos impulsos, mas tudo é negociável. Racionando o valor futuro, você pode começar com o seu valor próprio na ordem de 66%, oferecendo 34% aos investidores.

Lyman Wood fundou uma empresa de produtos de jardinagem, a Garden Way Inc., de Charlotte, Vermont, e capitalizou-a em mais de 100 milhões de dólares, antes de vendê-la. Houve um momento em que ela teve de procurar por aporte de capital e recebeu uma oferta insignificante de um investidor. Ela perguntou: “Onde você estava quando a página estava em branco?”

Nunca esqueça que, no começo, a página está em branco, até que alguém apresente um bom projeto, baseado numa boa ideia, antes que alguém faça qualquer investimento.

Leave a Reply

  • (not be published)